Uma cobra foi encontrada dentro de um berço de bebê em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, nesta quarta-feira (30). Segundo o biólogo Gilberto Ademar Duwe, o bebê estava seguro e longe do quarto e ninguém ficou ferido.
A serpente era uma caninana (Spilotes pullatus), espécie não peçonhenta e inofensiva. O animal foi resgatado pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), após ser acionada pelos moradores da casa.
Durante o resgate, registrado em vídeo, a cobra chegou a se enroscar no berço. Ela foi retirada com segurança e devolvida à natureza
O biólogo destacou que a caninana é importante para o equilíbrio ambiental, pois se alimenta de roedores, lagartos e até outras cobras.
Caninana (Spilotes pullatus)
Quando se sente ameaçada, a espécie infla o pescoço e vibra a cauda para intimidar e enfrentar o predador.
Além do tamanho, a caninana impressiona pela coloração contrastante negro e amarelo. Existem cinco subespécies dessa cobra e três delas podem ser encontradas no Brasil.
É terrestre e também arborícola, ou seja, que sobe em árvores. Alimenta-se de aves, roedores, anfíbios e de mamíferos de pequeno porte, como preás.
De hábito solitário, a serpente se une a outro indivíduo apenas no período de reprodução, geralmente na metade no inverno. Neste período, os machos realizam um ritual de combate. A fêmea da espécie põe cerca de oito ovos que são incubados por mais 65 dias e eclodem no verão.