Evento em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, em 1º de outubro, reuniu cerca de mil pessoas no Parque Municipal de Eventos em Jaraguá do Sul. Promovido e organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação (SEMASH), a ação teve como tema “A Arte de Envelhecer”. Durante a palestra sobre “Envelhecimento Ativo”, o gerontólogo Omar Forte, ensina que envelhecer é a melhor coisa que pode nos acontecer. “‘Morrer cedo é que é ruim’. Estamos vivendo uma revolução da longevidade, com mais anos de vida e novos desafios sociais. Valorizar e respeitar o envelhecimento é essencial para viver essa etapa com dignidade.”
Também houve momento cultural, exposições, orientações sobre os direitos dos idosos, consultoria jurídica e serviços sociais diversos. Ao todo, 24 entidades voluntárias e pessoas físicas, prestaram atendimento aos idosos. Um dos serviços mais procurados foi a emissão da segunda via da Carteira de Identidade, com 200 atendimentos, 39 documentos emitidos e feitos 70 agendamentos. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre José Vota, considerou o evento um sucesso. “Reforçando o compromisso do CMDI e da Prefeitura Municipal com o cuidado, o respeito e a promoção da dignidade da pessoa idosa”, enfatizou.
O Prefeito Jair Franzner elogiou a organização e parabenizou os idosos pela disposição e participação.
“Só tenho a agradecer a essas pessoas que tanto fizeram pelo nosso município. A melhor forma de retribuir é oferecer ainda mais qualidade de vida à população e bons serviços com o foco nos idosos”, disse.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Schwartz Uber, o evento foi pensado para promover a integração, a convivência e o reconhecimento da importância dos idosos. “É sempre uma oportunidade especial para reforçarmos a valorização, o respeito e o cuidado com aqueles que tanto contribuíram para a nossa sociedade”, destacou. Os idosos também participaram de um baile no Pavilhão B do Parque de Eventos.
Entidade participantes
– APAE
– Bombeiro Voluntário
– Barbeiro
– Cabeleireira
– CRAS
– CREAS
– Cadastro Único
– Centro de Convivência
– Conselhos Municipais
– DPCAMI
– Faculdade Católica
– Família Acolhedoras
– Fujama
– Setor de Habitação
– Hospital São José
– Inecajo
– Jaraguá Mais Saudável
– OAB
– Polícia Científica
– Procon
– Rede Feminina de Combate ao Câncer
– Secretaria de Saúde
– SCAR
– Samae
