EUA realizam ataque na Venezuela e capturam Nicolás Maduro, diz Donald Trump

Por: Alison Correa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que forças americanas conduziram um ataque de grande escala contra a Venezuela, resultando na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, que teriam sido retirados do país por via aérea. Trump não detalhou o destino da dupla.

Segundo Trump, a operação contou com a participação de forças de segurança americanas e teria como objetivo ações estratégicas no país sul-americano.

Enquanto isso, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou não ter informações sobre o paradeiro de Maduro e exigiu uma prova de vida por parte do governo americano.

Na madrugada deste sábado, Caracas foi atingida por uma série de explosões. De acordo com relatos da Associated Press, ao menos sete detonações foram ouvidas em um intervalo de aproximadamente 30 minutos. Moradores relataram tremores, barulho de aeronaves e correria nas ruas. Parte da cidade, principalmente áreas próximas à base aérea de La Carlota, registrou queda de energia elétrica. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram colunas de fumaça e aeronaves sobrevoando a capital em baixa altitude.

O governo venezuelano publicou comunicado afirmando que o país está sob ataque. Maduro teria assinado um decreto que declara estado de Comoção Exterior em todo o território nacional e convocou forças sociais e políticas a se mobilizarem para “derrotar a agressão imperialista”. O comunicado acusa os EUA de tentar impor uma “guerra colonial” e forçar uma mudança de regime, com foco em recursos estratégicos como petróleo e minerais.

A tensão entre os dois países vem se intensificando desde agosto, quando os Estados Unidos ofereceram US$ 50 milhões por informações que levassem à prisão de Maduro e reforçaram a presença militar no Caribe. Inicialmente, a Casa Branca justificou a mobilização militar como uma ação contra o narcotráfico internacional, mas autoridades americanas, sob anonimato, teriam confirmado que o objetivo final seria derrubar o governo venezuelano.

Nos últimos meses, os EUA também classificaram o Cartel de los Soles como organização terrorista e apreenderam navios petroleiros da Venezuela. O país norte-americano mantém interesse nas reservas de petróleo venezuelanas, consideradas as maiores do mundo.

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites