O Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou que a base aérea de Al-Udeid, no Catar, foi alvo de mísseis balísticos de curto e médio alcance lançados pelo Irã nesta segunda-feira (23).
Segundo comunicado, não há, até o momento, relatos de vítimas entre as forças americanas. As autoridades dos EUA não informaram se houve danos à estrutura da base ou o que pode ter sido destruído no ataque.
Um funcionário dos Estados Unidos afirmou à agência Reuters que “nenhum míssil iraniano atingiu a base militar de Al-Udeid” e que os sistemas de defesa interceptaram todos os projéteis.
Ainda de acordo com o comunicado, os Estados Unidos “monitoram a situação de perto” e devem divulgar novas informações conforme estiverem disponíveis.
“A Base Aérea de Al-Udeid foi atacada hoje por mísseis balísticos de curto e médio alcance lançados a partir do Irã. Até o momento, não há relatos de vítimas entre as forças dos EUA. Estamos monitorando a situação de perto e forneceremos mais informações assim que estiverem disponíveis.”
O ataque à base americana no Catar ocorre em meio a uma rápida escalada do conflito entre Estados Unidos, Irã e Israel, marcada por uma ofensiva inédita contra o programa nuclear iraniano e pela entrada formal dos EUA na guerra.
Fonte: G1