O rompimento de uma tubulação de esgoto subterrânea no município de são João do Itaperiú, chamou atenção de moradores da área rural na última semana de 2025. Vários vídeos e fotos foram encaminhados para a Redação da RBN. Na Prefeitura, o Prefeito Rovani Dalmonago confirmou o fato. Segundo ele, o rompimento ocorreu um dia depois do natal, no dia 26 de dezembro, e envolveu uma empresa privada que presta serviço para várias empresas da região. Acrescentou que assim que tomou conhecimento determinou as providências necessárias.
A Secretária de Planejamento, Franciele Correa, disse na RBN que todos os procedimentos necessários foram adotados junto a empresa e as autoridades ambientais.
EMPRESA
A reportagem da RBN também procurou a empesa SJI Tratamentos de Efluentes. O Diretor Adminsitrativo, Fabricio Wilbert, esteve pessoalmente na redação e explicou a ocorrência que, segundo ele, envolveu “material já tratado” e que não oferecia nenhum risco ao meio ambiente.
O emissário subterrâneo, para o transporte de material tratado, está enterrado em estradas rurais do município em 5,73 km de extensão desde a Estação de Tratamento de Esgoto até as margens do Rio Itapocu.
Questionado sobre o a cor escura e o mau cheiro relatado por alguns ouvintes, Wilbert declarou que pode ser resultado de uma reação junto ao material orgânico presente no solo. Por outro lado, garantiu que o rompimento foi rapidamente consertado e que todas as autoridades foram comunicadas. Ouça parte da entrevista no player abaixo.
NOTA DA EMPRESA
Nota de Esclarecimento
Esclarecimento à comunidade de São João de Itaperiu:Na tarde do dia 26 de dezembro ocorreu um rompimento em um trecho da tubulação que leva o efluente já tratado até o Rio Itapocu.
Assim que a situação foi identificada, nossa equipe técnica interrompeu imediatamente o bombeamento e iniciou os reparos no local.
Sabemos que imagens e relatos nas redes sociais geram preocupação — e essa preocupação é legítima. Por isso, queremos esclarecer que o efluente envolvido já havia passado por todo o processo de tratamento, atendendo aos padrões exigidos pela legislação ambiental.
As seguintes medidas foram adotadas:
– Paralisação imediata do envio de efluente ao trecho afetado;
– Isolamento preventivo da área;
– Reparo estrutural da tubulação;
– Verificação das condições gerais do sistema.
O reparo foi concluído e o sistema segue operando de forma segura. Além disso, estamos reforçando nossos procedimentos de inspeção e manutenção, com foco na prevenção.
A SJI atua no tratamento ambiental e leva muito a sério sua responsabilidade com o rio, o meio ambiente, e a comunidade local. Permanecemos à disposição para esclarecer dúvidas e manter o diálogo aberto.
SJI Tratamento de Efluentes S.A.

