Aconteceu ontem (11) o último mutirão do ano para correção de catarata em Guaramirim. Uma operação segura, mas que tem o poder de transformar completamente a vida das pessoas que sofrem com a doença. Somente em 2023, 314 pacientes passaram pela cirurgia em Guaramirim. Nos três mutirões realizados, foram investidos mais de R$ 336 mil.
“Fico muito feliz, porque sei que essa cirurgia melhora muito a qualidade das pessoas, que com essa doença acabam ficando com grandes problemas de visão. Foi um esforço nosso que deu resultado e as pessoas reconhecem esse trabalho. Eu só tenho a agradecer a todos que se dedicaram pra tornar esses mutirões uma realidade”, afirmou o prefeito Osvaldo Devigili.
A catarata é uma doença degenerativa que, em último caso, pode levar à cegueira. Os sintomas iniciais incluem visão embaçada, visão dupla, dificuldade para ler ou dirigir, entre outras. Em estágios mais avançados, os pacientes passam a enxergar apenas vultos, antes da perda completa da visão. A cirurgia é a única forma de correção do problema.