A RBN promove o último debate da campanha eleitoral na noite desta quinta-feira, 03 de outubro, às 19 horas, no Teatro da SCAR. O evento não será aberto ao público em geral. Somente convidados dos candidatos e da RBN estarão presentes. Cada candidato e seu vice poderão levar oito convidados entre assessores e familiares.
A RBN também convidou lideranças empresariais que representam entidades como ACIJS, APEVI, CDL, juízes e promotores eleitorais, diretoria da OAB Regional e representantes das forças de segurança militar e civil, além do SINSEP, representando os servidores municipais.
O objetivo, segundo o jornalista e advogado, Roni Oliveira, Coordenador da programação e mediador do debate, não é lotar o teatro, e sim, possibilitar que lideranças de vários segmentos e familiares ou apoiadores dos candidatos, possam prestigiar esse momento histórico e importante da Democracia. “Os candidatos foram orientados para que esclareçam aos seus convidados que evitem vaias e aplausos durante os embates, para evitar a desconcentração durante a explanação de ideias”.
O DEBATE
O Debate não terá momento de apresentação e já vai começar com os candidatos respondendo perguntas do Jornalismo RBN, sendo contestados com o comentário de um dos seus oponentes, que também poderá concordar ou adicionar novos elementos em contraponto a resposta inicial, possibilitando mais um espaço de réplica ao primeiro participante.
No segundo bloco, os candidatos vão fazer perguntas entre si a partir de temas sugeridos e sorteados pela RBN, com resposta, réplica e tréplica.
No terceiro bloco, os candidatos continuam fazendo perguntas entre si, mas desta vez com tema livre.
Pelo número expressivo de candidatos, não será possível fazer um confronto de todos contra todos. Os debatedores somente saberão com quem serão os seus embates momentos antes do programa, em sorteio na presença dos candidatos.
Todos os candidatos ou seus representantes participaram de uma reunião que definiu as regras do Debate no dia 15 de agosto. Até então, não há nenhuma justificativa para ausências e o programa deve contar com a participação de todos os sete concorrentes no pleito de 2024: Diego Ribeiro (REDE), Edson Junkes (PL), Manu Wolff (PODEMOS), Jair Franzner (MDB), Jaison Elert (PRTB), Mário Felippi (NOVO) e Niura Demarchi (PP).
PROGRAMAÇÃO
Além do debate, a programação da RBN será acrescida de atrações especiais voltadas para as eleições. No Plantão do Meio-dia, além da agenda dos candidatos e muitas informações relacionadas às eleições, o programa vai falar sobre a importância da leitura de libras numa entrevista especial.
Esta será uma novidade no debate de quinta-feira à noite. A Direção da RBN entendeu que mesmo não sendo exigência da Justiça Eleitoral, vai viabilizar a participação de intérpretes de libras com o objetivo de divulgar e estimular a prática em outros eventos, possibilitando maior inserção dos surdos na vida social da cidade.
PRÉ-DEBATE
O Programa PRÉ-DEBATE vai começar às 18 horas com a apresentação de Sandro Barcelos, Gisela Marodim e Roni Oliveira. Neste espaço, os comunicadores vão analisar a importância do debate no cenário político atual, incluindo entrevistas rápidas dos próprios candidatos expondo suas expectativas com o confronto que começa às 19 horas.
PÓS-DEBATE
Após o Debate, com os mesmos comunicadores, a RBN apresenta um segundo programa especial, o PÓS-DEBATE, com novas análises políticas com espaço para os candidatos avaliarem seus desempenhos no Programa, além de outras entrevistas com lideranças convidadas.
TRANSMISSÃO
O Debate será transmitido no rádio, em 94,3 FM, com streaming de áudio no site e no App. A transmissão com imagens será feita somente no Youtube. Já o Programa PRÉ-DEBATE, a partir das 18 horas, terá transmissão no rádio, nas plataformas de áudio, Youtube e Facebook. O Programa PÓS-DEBATE, após as 21h, poderá ser acompanhado somente no Youtube e não haverá transmissão no rádio e outras plataformas de áudio.
Diego, Edson, Manú, Jair, Jaison, Mário e Niura.