Mario Felippi, do NOVO, e Niura De Marchi, do PP, fecharam a rodada de entrevistas com pré-candidatos, hoje, na RBN. Os dois postulantes ao cargo de Chefe do Executivo Municipal falaram sobre trânsito, transporte coletivo, saúde e centros infantis. No final também avaliaram seus posicionamentos sobre coligações e serviço público.
MARIO FELIPPI
O candidato do NOVO é natural de Jaraguá do Sul, é casado e tem dois filhos. É advogado, professor universitário e instrutor de tiro. Felippi destacou que a política nunca lhe despertou interesse, mas decidiu nos últimos anos que deveria sair da passividade e se colocar à disposição para auxiliar a comunidade. Acrescentou que as linhas de prioridade do partido passam por Saúde, Educação e Segurança Pública. O pré-candidato destacou que o trânsito carece de falta de planejamento e projetos de longo prazo com olhar atento ao número crescente da população e de veículos. Felippi também defendeu melhorias no transporte coletivo, implantação de UPA 24 horas e parcerias pública/privada para a criação de mais vagas nas creches. (VEJA VÍDEO COMPLETO NO FINAL DA MATÉRIA)
NIURA DE MARCHI
Niura lembrou que tem uma vasta história na vida pública, atuando nas prefeituras e no governo do estado nas pastas da saúde, educação e social. A pré-candidata é professora, advogada e tem quatro filhos. Entre as prioridades citou que tem como base o tripé “Educação, Saúde e Social”. Para ela, os problemas precisam ser enfrentados com planejamento e atitude. Na Educação, defendeu tempo integral nas escolas e atividades em contra turno com professores valorizados “que não percam direitos” e melhor estrutura física. Na saúde, além de outros investimentos, Niura defendeu um olhar especial para a saúde da Mulher e ampliação de serviços nos postos de saúde. (VEJA VÍDEO COM ENTREVISTA COMPLETA NO FINAL DA MATÉRIA)
ENTREVISTAS
O jornalista, Roni Oliveira, coordenador das entrevistas e da programação de cobertura nas eleições 2024, destaca que nesta primeira rodada de entrevistas, o objetivo editorial do programa foi apresentar os candidatos e ouvir suas observações sobre alguns temas muito recorrentes na redação. Entre eles, saúde, educação, trânsito e mobilidade urbana. “Até porque a maioria dos partidos ainda não fez sua convenção e os planos de governo começam a ser montados a partir de agora”, destacou. O aprofundamento de alguns assuntos de forma mais específicas, serão realizados durante a campanha eleitoral em eventuais novas entrevistas e debates, a partir de 16 de agosto. Roni Oliveira, que também é advogado, destacou que as emissoras de rádio são concessões públicas e precisam seguir regras rígidas na cobertura eleitoral. Neste momento de pré-candidaturas não é possível pedir votos ou falas que configurem campanha eleitoral antecipada. A campanha poderá ser feita a partir de 16 de agosto. Na segunda-feira, dia 05 de agosto, esgota-se o prazo das convenções.
A rodada de entrevistas com pré-candidatos começou na terça-feira (30), com Diego Ribeiro (REDE) e Edson Junkes (PL). Na quarta-feira, 31, foram ouvidos Emanuela Wolf (PODEMOS) e Francisco Rocha (PT). Na quinta-feira, 01, falaram Jair Franzner (MDB) e Jaison Elert (PRTB). Mario Felipe Filho (NOVO) e Niura De Marchi (PRTB), fecharam a programação nesta sexta-feira (02).
Mário Felippi
Niura De Marchi