O debate com os cinco candidatos de Guaramirim será realizado no dia 26 de setembro. A definição das regras ocorreu na noite de quinta-feira, 15, no Departamento de Jornalismo da RBN. O encontro não teve a presença pessoal de nenhum dos candidatos a prefeito ou vice. Todos foram representados por seus coordenadores de campanha. Adriano Zimmermann (PL), foi representado por Isabel Debatin; Angelo da Silva (NOVO), pela presidente do partido, Ana Méri Thibes; Marcos Treis (PDT), por Guilherme Correa; Nilson Bylaardt (MDB), por Vilmar José Nell; e Osvaldo Devigili (UB), por Matias Tomczak.
REGRAS
No primeiro bloco, os candidatos se apresentam em um minuto e respondem perguntas da RBN com comentários de um dos seus opositores, com direito a réplica.
No segundo bloco, os candidatos fazem perguntas entre si a partir de temas sorteados.
No terceiro bloco, os candidatos fazem perguntas entre si com tema livre, podendo escolher o opositor que vai responder (Cada candidato pode ser escolhido uma só vez)
No quarto bloco, os candidatos terão 2 minutos para despedidas.
A ordem de apresentação dos candidatos será determinada através de sorteio que será realizado sempre às 18h30m, meia hora antes do debate, na presença do candidato ou seu representante.
As perguntas da RBN serão distribuídas por sorteio e serão conhecidas durante o programa.
Os temas que serão sorteados para as perguntas de candidato para candidato são:
Saúde – Educação – Desenvolvimento Econômico –
Infraestrutura – Esporte, lazer e cultura – Tema livre
Na ausência de um ou mais candidatos, o debate seguirá os esquemas prévios com 4, 3 ou 2 candidatos. Em eventual presença de apenas um convidado, o candidato presente será entrevistado pela produção da RBN por 60 minutos.
Somente um assessor e seu vice, poderão acompanhar o candidato e não terão acesso ao estúdio durante o debate. Poderão conversar em salas isoladas nos intervalos do programa.