A mortandade de peixes na localidade de Rio Paulo Grande, interior de Corupá, pode ter sido causada pelo derramamento de agrotóxico. Nesta semana, fiscais ambientais e da Defesa Civil da Prefeitura percorreram toda a extensão do rio que foi atingida pelo material poluente para investigar o fato.
Diante da constatação, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Civil, Veríssimo Garcia, adverte aos produtores sobre a prudência necessária na utilização de agrotóxicos, evitando que o produto atinja os mananciais.
“É preciso muita atenção, porque essa água que corta o nosso município, segue em direção a Jaraguá do Sul, onde há captação para o sistema de abastecimento à população”, comentou.
Outro fato envolvendo o problema é que, com a onda de calor, muitas pessoas recorrem aos rios corupaenses para se refrescar, e esse tipo de contaminação compromete a fauna, flora e leva risco à saúde humana.
“Imagina você ou alguém tomando banho no rio e tiver contato com algum tipo de agrotóxico. É algo delicado e preocupante”, destacou Veríssimo Garcia.
Quanto à poluição do Rio Paulo Grande, embora tenha constatado que foi causada por material poluente, não foi possível identificar os responsáveis, uma vez que ao longo do trecho afetado, há diversos moradores.