Por Alison Correa
Criança esquecida em carro sob forte calor em Jaraguá do Sul apresenta melhora clínicaA menina de 5 anos que foi deixada dentro de um veículo sob temperatura próxima dos 40ºC, em Jaraguá do Sul, na quinta-feira, 12, apresentou evolução positiva no quadro clínico. Conforme informações médicas, ela está estável e, neste momento, não corre mais risco de morte.

Após o ocorrido, a criança foi levada inicialmente por familiares ao Hospital São José. Posteriormente, uma equipe do Samu realizou a transferência para o Hospital Jaraguá, onde permanece internada e sob acompanhamento da equipe especializada.
De acordo com o coordenador da emergência pediátrica e plantonista da UTI pediátrica do hospital, doutor Cauby Motta, a paciente deu entrada com quadro de desidratação grave e hipertermia. A equipe iniciou imediatamente os protocolos para redução da temperatura corporal e controle da agitação.
Ainda segundo o médico, diante da instabilidade clínica e da persistência da agitação psicomotora, foi necessária a intubação, sedação e administração de medicamentos anticonvulsivantes como medida preventiva para proteção do sistema nervoso central.
Exames de imagem, incluindo tomografia, foram realizados e, conforme avaliação inicial, não há indícios de edema cerebral. O estado de saúde segue sendo monitorado de forma contínua pela equipe médica.
O caso também é acompanhado pelas autoridades, que investigam as circunstâncias em que a criança permaneceu dentro do automóvel durante o período de calor intenso.