Por: Alison Correa
O início da tradicional Colônia de Férias da Terceira Idade 2026 foi marcado por muita música, dança e integração na tarde desta segunda-feira (9), no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, no Parque Municipal de Eventos, em Jaraguá do Sul. Segundo a organização, cerca de 300 idosos participaram da atividade.

A abertura da programação contou com um animado baile ao som da banda Xodó Nacional, além de café com lanche servido aos participantes. A secretária de Assistência Social e Habitação do município, Bianca Uber, esteve presente e deu as boas-vindas ao público, destacando a importância do evento como uma forma de integração entre os grupos da terceira idade e de promoção da convivência social.

Entre os participantes, o casal Carlos Iachinski e Ivani Lisboa da Silva, moradores do bairro Ilha da Figueira, conta que já frequenta as atividades do Centro de Convivência há cerca de dois anos. “A gente gosta muito de dançar”, afirmou Ivani. Carlos completa dizendo que o casal participa de diversas ações promovidas para o público idoso.

Já para o casal Otávio e Ana Maria Junkes, a participação foi uma estreia. “Foi nossa filha que nos convenceu a vir. Eu sempre era convidada, mas nunca vinha. Agora estamos aqui, até para tirar meu marido de casa, e estamos achando o ambiente muito bacana”, relatou Ana Maria. Otávio acrescentou que, além do baile, o casal também se inscreveu para atividades como canastra e ginástica.

A coordenadora do Centro de Convivência, Janete Pedrotti, ressalta os benefícios desse tipo de iniciativa para os idosos. Segundo ela, a música e o convívio social estimulam a movimentação, o diálogo e a interação, contribuindo para a melhora da qualidade de vida. “Muitos idosos chegam aqui com quadros de apatia, depressão ou até demências, e essa convivência ajuda muito, inclusive na relação familiar”, destacou.
A programação da Colônia de Férias da Terceira Idade 2026 será realizada em três datas. No próximo dia 19, acontece a “Manhã no Cinema”, com sessão especial, pipoca e refrigerante, nas salas do Shopping Partage. De acordo com a coordenação, o horário foi escolhido por ser mais tranquilo e por proporcionar uma experiência inédita para muitos idosos que nunca estiveram no shopping ou no cinema.
O encerramento será no dia 24, com uma visita ao Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá. Serão disponibilizados ônibus com saída do Centro de Convivência às 7h30. No local, os participantes farão visita ao Museu do Seminário, à Igreja, além de atividades físicas e café da manhã.
Janete Pedrotti explica que o novo formato da Colônia de Férias foi elaborado no fim de 2024 e aprovado no ano passado pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), fortalecendo as ações voltadas ao envelhecimento ativo e à inclusão social em Jaraguá do Sul.