A vereadora Sirley Shappo (NOVO) reclamou durante sessão, na Câmara de Vereadores, da falta de publicidade, divulgação e convite para a audiência pública do Samae que debateu a coleta seletiva do lixo, em Jaraguá do Sul. Segundo ela, seus assessores ficaram sabendo por acaso do evento. Disse ainda que o tema teve denúncias recentes na própria câmara e que seria inadmissível que os vereadores não tivessem sido convidados para um debate tão importante. (Veja vídeo no final da matéria)
Por sua vez, o Samae, através do Gerente de Resíduos Sólidos, Deverson Simioni, admitiu que poderia ter havido maior divulgação com a imprensa, mas salientou que o convite foi enviado para a Câmara de Vereadores para o email do presidente da casa. Além disso, acrescentou que todos os participantes obrigatórios foram convidados, estiveram no evento e contribuíram com sugestões e apontamentos. (Ouça no player abaixo)
DA ASSESSORIA
A Prefeitura de Jaraguá do Sul e o Samae realizaram audiência pública para apresentação do Edital de Concessão Patrocinada dos Serviços Públicos Municipais de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos do Município de Jaraguá do Sul na última terça-feira (3), no auditório do ISSEM. O objetivo foi apresentar, informar e recolher dos interessados as contribuições, opiniões e sugestões acerca do edital de concessão.
O gerente de Resíduos Sólidos do Samae, Deverson Simioni, explica que “na prática, o que se pretende é melhorar a gestão de resíduos sólidos no município, garantindo uma coleta de resíduos ainda mais eficiente e moderna. O manejo de resíduos inclui a coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final do lixo”.
Já a concessão do Serviço Público de Limpeza Urbana (SLU) inclui a varrição e capina manual e mecanizada, raspagem, roçada, limpeza de bocas de lobo, pintura de meio-fio e poda de árvores. O valor estimado do contrato que engloba as duas concessões é de R$ 143.370.435,25, que corresponde à projeção de investimentos da concessionária ao longo de todo o prazo da concessão.
Simioni destaca ainda que “após a audiência pública, o edital será encaminhado para análise do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE/SC. As próximas etapas incluem a publicação do edital de concessão, a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico e a assinatura do contrato com a empresa vencedora”, finaliza.
Link para acesso ao edital: https://www.samaejs.com.br/noticias/aviso-de-consulta-publica-no-001-2024/
Link da audiência pública: https://www.youtube.com/live/himBjKBDceo?feature=shared