Na manhã de sábado, um senhor de 77 anos foi surpreendido com a retenção do seu cartão no caixa eletrônico da agência central da Caixa Econômica Federal, na Rua Expedicionário Gumercindo da Silva, em Jaraguá do Sul. Um outro rapaz que estava na agência lhe auxiliou e constatou que se tratava de um aparelho falso, popularmente conhecido como Chupa-cabra, acoplado no equipamento do banco. Após a recuperação do cartão, acionaram uma guarnição da PM que apreendeu o equipamento falso usado para golpes, e confeccionou um boletim de ocorrência por tentativa de estelionato. Ninguém foi preso.
A reportagem da RBN entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Caixa em Santa Catarina e o banco retornou prontamente, informando que devido a necessidade de sigilo nas informações, a Caixa não concede entrevista sobre fatos criminosos. Qualquer informação ou outro material como filmagens internas ou do próprio equipamento, serão repassadas às autoridades policiais, mediante solicitação. No entanto, a assessoria encaminhou uma nota sobre o ocorrido com orientações gerais para os clientes e usuários de caixas eletrônicos.
CHUPA-CABRA: NOTA DA CAIXA
“A CAIXA informa que tomou conhecimento do fato ocorrido na Agência Jaraguá do Sul (SC). Quando identificada ação criminosa em seus equipamentos, as medidas cabíveis são adotadas, inclusive com atuação conjunta com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública, objetivando o combate a fraudes e golpes. Todas as informações sobre eventos criminosos em suas unidades são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente às autoridades competentes.
O banco reforça que foi feita vistoria na agência em questão, onde verificou-se que não há mais nenhum dispositivo suspeito. Como parte da atuação na prevenção dessas ocorrências, a CAIXA realiza constantemente ações de orientação e esclarecimento a seus clientes por meio de seus canais de atendimento, sítio eletrônico e redes sociais. No site www.caixa.gov.br/seguranca/agencias, os clientes podem consultar mais orientações sobre procedimentos em unidades do banco.
Caso o cartão fique preso na máquina, a CAIXA orienta que o cliente informe o fato a um empregado devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento do banco pelo 0800 726 0101 para que sejam tomadas providências como o bloqueio temporário ou o cancelamento com reemissão. Os clientes não devem fornecer suas senhas ou outros dados de acesso a terceiros ou em sites ou aplicativos não oficiais, bem como, em ligações telefônicas.
Além disso, a CAIXA reforça os principais cuidados a serem observados:
✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.
✅ Mantenha seu corpo próximo ao equipamento do autoatendimento e fique atento se não há pessoas observando a operação; redobre os cuidados ao digitar suas senhas de números e sílabas;
✅ Não saia da frente do terminal antes dele voltar a apresentar a tela inicial;
✅ Siga somente as orientações que constam na tela do equipamento e que são exibidas durante a transação;
✅ Não permita que ninguém manuseie seu cartão, e lembre-se de retirá-lo do equipamento após finalizada a operação.
Mais informações podem ser consultadas no site do banco na internet www.caixa.gov.br/seguranca.