Um carregador de celular pegou fogo dentro de um avião durante um voo que saiu de São Paulo com destino a Amsterdã, na Holanda, nesta quarta-feira (6). A cena foi registrada por uma jornalista brasileira nas redes sociais. Ninguém se feriu.
“Pensei realmente que eu ia morrer. Era muita fumaça, um cheiro horroroso e a gente não sabia de onde estava vindo o fogo”, comentou Simone Malagoli, no vídeo.
Simone deixou Florianópolis na noite desta terça-feira (5), embarcando para São Paulo. De lá, seguiu viagem em um voo com destino a Amsterdã.
Vídeos registrados durante o voo pela jornalista mostram o interior da aeronave tomado pela fumaça. Nas imagens, passageiros aparecem cobrindo o rosto com travesseiros, enquanto comissárias de bordo circulam com extintores e toalhas sobre a cabeça para se proteger.
A aeronave ainda sobrevoava o oceano quando o carregador portátil, também conhecido como “power bank”, esquentou dentro de uma mochila e pegou fogo. Esse tipo de aparelho armazena energia, não sendo necessárias tomadas para carregar a bateria de celulares.
Segundo Simone, faltavam aproximadamente quatro horas para chegarem ao destino final, e a maioria dos passageiros dormia, incluindo o dono do carregador.
“De repente, ouço barulho, uma correria, e olho para o lado e vejo muita fumaça no corredor, mas muita fumaça mesmo. O pessoal começou a gritar: ‘fogo, fogo, fogo! fire!’, e o pessoal começou a ficar apavorado, porque a gente achou que estava pegando fogo na turbina, no motor, no porão”, relatou.
A jornalista contou que comissárias apagaram o fogo com extintores de incêndio. O avião da companhia KLM saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos na noite de terça-feira (5).