Na manhã dessa quarta-feira (26), os vereadores mirins realizaram sua primeira Sessão Ordinária do ano. A presidente, mirim Isabelly da Silveira, da E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen, conduziu os trabalhos, que contaram com a presença de todos os parlamentares mirins titulares e suplentes, além de parte do efetivo do 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul.
Eleição do Conselho de Ética
Após o início da sessão, a eleição para o Conselho de Ética da Câmara Mirim foi realizada. Para o cargo de presidente, a mirim Laura Güths, da E.M.E.B Rodolpho Dornbusch, foi eleita e, para vice-presidente, foi escolhido Luigi Vincenzo Konell Luisi, da E.E.B. Valdete Inês Piazera Zindars. O membro titular será o mirim Murilo Correa de Freitas, da escola Sesi, e, como suplentes, foram escolhidos Luana Riegel Vegini, da E.M.E.B. Atayde Machado, e Isadora Luiza de Carvalho, da E.E.B. Euclides da Cunha.
O Conselho de Ética é o órgão de consulta, instrução e julgamento da conduta dos parlamentares, já que é sua responsabilidade zelar pela observância do Regimento Interno. Por isso, os jovens parlamentares devem se atentar e seguir as regras do Código de Ética, que estabelece princípios éticos e regras básicas de decoro, e do Regimento Interno.
A votação segue o projeto de resolução 3/2024, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Mirim. A escolha depende de maioria simples, ou seja, mais da metade dos votantes, e é aberta e nominal, em que os votos são declarados publicamente pelos eleitores durante a sessão.
Palavra Livre
A vereadora suplente Clara Lafin, da E.E.B. Euclides da Cunha, usou o seu momento na tribuna para informar os parlamentares e munícipes sobre as ações da ADV, a Associação Desportiva de Voleibol, que promove a prática do vôlei nas escolas. Ela enfatizou que muitas pessoas não conhecem a entidade, e que a divulgação é necessária por conta dos benefícios promovidos pelo esporte na vida da comunidade.
“Afirmo que é um projeto marcante. O vôlei não ensina só na quadra. Ele te ensina como pessoa também”, explicou Lafin, ao convidar os mirins a participarem das atividades da ADV.
Moção de Aplausos
A 1º Sessão Ordinária do ano também contou com a entrega da moção de aplausos ao 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul pelos 25 anos de presença do PROERD na cidade.

Membros do Conselho de Ética, da esquerda para direita: suplente Luana Vegini, vice-presidente Luigi Konell, presidente Laura Güths, membro titular Murilo Correa e suplente Isadora Carvalho. Foto: João Pedro Ribeiro/CMJS