Câmara Mirim homenageia 14º BPM pelos 25 anos de Proerd

A Câmara Mirim de Jaraguá do Sul aprovou na manhã dessa quarta (26) uma moção de aplausos ao 14º Batalhão da Polícia Militar do município em meio aos 25 anos da realização do PROERD, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, na cidade. O documento, de autoria da atual presidente, vereadora mirim Isabelly da Silveira, da E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen, ressaltou o trabalho conjunto da sociedade civil com o corpo policial para a prevenção ao uso de drogas.

O documento foi entregue aos policiais do 14º Batalhão, que estiveram no Plenário Victor Bauer. Ao receber a moção, eles estenderão o reconhecimento a toda a comunidade jaraguaense pela atuação e representatividade do programa.

O PROERD na tribuna da Câmara

A presidente mirim, vereadora Isabelly da Silveira, usou a tribuna para expressar o seu apoio ao programa e ressaltar a importância dele para os jovens e o bem-estar da comunidade. “Um programa essencial na formação das nossas crianças e adolescentes. Sua missão (…) tem impactado gerações”, afirmou a vereadora mirim, ao garantir que o fortalecimento da cidadania é uma consequência do programa. Os mirins Luigi Konell, da E.E.B. Valdete Inês Piazera Zindars, e Yasmin Correia, da E.M.E.B. Machado de Assis, endossaram a fala da presidente e declararam seu apoio à ação.

As moções foram entregues após sua aprovação unânime, e, em seguida, o 3º Sargento do 14º Batalhão PM Rodrigo da Silva Neves usou a tribuna para expressar a honra por tê-las recebido. “Vamos chegar à incrível marca de 100 mil crianças atendidas pelo PROERD. (…) Se a equipe continuar com essa quantidade de policiais, e provavelmente virá mais, a tendência é atender 5º ano, 7º ano e ainda (…) o ensino médio, que é muito importante”, declarou o policial militar, emocionado ao ver muitos vereadores mirins que já conhecera por meio do programa.

Em agradecimento à Câmara Mirim, o 14º Batalhão também entregou à presidente da Câmara Mirim uma camiseta do PROERD e uma pelúcia do leão mascote do projeto.

Os vereadores mirins cantaram junto com os policiais, no centro do Plenário, a Canção do PROERD, com o cabo Edoni Fonseca dos Santos Junior no violão. A composição reflete os principais objetivos do projeto, entre a preservação da vida e a reflexão das consequências de más escolhas.

Em 25 anos de PROERD em Jaraguá do Sul, quase 100 mil crianças já foram conscientizadas sobre as consequências do uso de drogas, segundo a PM. Foto: João Pedro Ribeiro/CMJS

Fortalecimento do programa

O documento da moção destaca que, durante o período de atividades do programa no município, o PROERD se tornou uma referência nacional e internacional no combate ao consumo de drogas e à violência relacionada a elas. A moção ainda aponta que a atuação dos policiais no projeto é fundamental, e que essas ações fortalecem os laços comunitários, ao demonstrar o compromisso do efetivo com a população jaraguaense.

O PROERD foi desenvolvido em 1992, no estado do Rio de Janeiro, e promove cursos para estudantes do ensino fundamental ministrados por policiais militares em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Ali, ações educativas e preventivas são aplicadas, e alunos aprendem a reconhecer situações de possível contato com as drogas e com o tráfico, assim como evitar a violência e a acionar os pais e as autoridades quando necessário.

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites