A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul criou uma nova Comissão para dar sequência aos encaminhamentos da sede própria. Os componentes foram eleitos em voto aberto ontem à noite. Luis Fernando Almeida (MDB), Delegado Miotto (UB), Israel Cani (PL), Osmair Gadotti (MDB) e Sirley Shappo (NOVO), foram eleitos. Sirley protestou contra sua eleição durante a votação. Disse que foi colocada na comissão sem ser consultada – “Na perguntaram se eu queira fazer da comissão ou não”, declarou. Na hora da votação, somente ela e Rodrigo Livramento, não votaram no seu nome. Já o Vereador e Presidente da Casa, Luis Almeida, contestou dizendo que “não é uma questão de querer ou não participar, é uma atribuição do vereador, inerente a função do cargo”, rebateu.
EM CIMA DO MURO
Lodo depois da sessão, a reportagem da RBN entrou em contato com todos os membros da comissão para saber a opinião deles sobre ser favorável ou não a construção de uma sede própria e a avaliação deles sobre a importância do trabalho. Miotto, Cani e Gadotti não retornaram, deixando a entender que preferiam não se posicionar.
SIRLEY
A Vereadora Sirley retornou os contatos da RBN e declarou que preferia não gravar. “Eu nem queria fazer parte dessa comissão. Mas nem tive escolha. Os demais vereadores combinaram votar em mim, sem eu saber”. A Vereadora acrescentou que “construir uma sede própria é necessário”, já que, segundo ela, “o espaço onde a Câmara está hoje é precário” e lamentou o que definiu como “jeito ditatorial” da presidência.
ALMEIDA
O Presidente da Câmara de Vereadores, Luis Fernando Almeida, destacou que a sede própria é uma necessidade para viabilizar uma estrutura adequada para atender a comunidade. Segundo ele, o prédio atual é alugado com gastos acima de 10 mil reais e não oferece espaço ideal para gabinetes e encontros públicos maiores, como audiências públicas e outros eventos institucionais. Além disso, Almeida acrescentou que os terreno foram adquiridos ainda em 2012 e a viabilização de um novo local foi um compromisso assumido junto ao Ministério Público.

Sirley, Miotto, Cani, Gadotti e Almeida (Fotos: Câmara de Vereadores JGS)