As buscas por um adolescente de 13 anos que desapareceu na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, entraram no terceiro dia nesta terça-feira (11). Segundo os bombeiros, uma amiga da vítima, da mesma idade, relatou ter visto o menino afundar no domingo (9).
A jovem disse aos bombeiros que o amigo afundou próximo do número 312 da rua das Gaivotas. Os socorristas foram acionados e, no próprio domingo, começaram as buscas com apoio de moto aquática.
A Praia do Ingleses é uma das mais movimentadas do Norte da Ilha de Santa Catarina e não costuma ter mar muito agitado.
O aparelho sonar, que usa ondas sonoras para detectar e localizar objetos subaquáticos, é utilizado nas buscas do adolescente.
O equipamento, segundo os bombeiros, emite pulsos de som que viajam pela água e, ao atingirem um objeto, refletem de volta para o equipamento.
“Ao medir o tempo que o som leva para retornar e a direção do eco, o sonar pode determinar a distância e a localização do objeto”, informaram os bombeiros.
O aparelho que pode ser utilizado em qualquer corpo d´água é usado geralmente para mapear o fundo marinho com profundidade de até mil metros.
Fonte: G1