O superintende do DNIT em Santa Catarina, Amauri Sousa Lima, comentou a manifestação da FIESC sobre a redução de verbas previstas para obras de rodovias federais. Lima conversou com o repórter Roni Oliveira no Programa Portal RBN. No caso da BR 280, segundo ele, o valor divulgado de 80 milhões de reais que consta no Pré-LOA, é uma prévia para o orçamento de 2026 que ainda não foi aprovado. “Já estamos nos mobilizando para a ampliação desse valor e é bem provável que tenhamos até 150 milhões”, destacou, acrescentando que apesar do valor ser baixo, está bem acima da média investida na região desde 2015.
Lima também anunciou entregas e previsões, destacando que o lote 2.2 da BR 280, que abrange os túneis do Vieras, na região de Jaraguá do Sul e Schroeder, deve estar concluído e liberado até o final de 2026. Já o lote 2.1 de Araquari será entregue no primeiro semestre de 2026 e o contorno viário de São Francisco deve ter licitação para a retomada das obras em novembro deste ano.
Questionado sobre falta de iluminação e sinalização nas obras em andamento, reclamada por motoristas, o superintendente informou que o problema chegou ao seu conhecimento e uma nova empresa será contratada para cuidar especialmente da sinalização horizontal e vertical.
FIESC
A redução de verbas do DNIT na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026 para obras e manutenção de rodovias federais em Santa Catarina foi questionada pela Federação das Indústrias (FIESC). A entidade destaca que os R$ 506,7 milhões alocados para o estado são insuficientes para a conclusão de obras em andamento. A LOA de 2026 prevê redução de 50% na comparação com a dotação recorde de 2023 (R$ 1,04 bilhão). Também representa uma queda relevante em relação aos anos de 2024 (R$ 780,8 milhões) e 2025 (R$ 651,9 milhões).





