O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no domingo (21) sua desistência da corrida eleitoral para um segundo mandato. O democrata de 81 anos decidiu abandonar a disputa após crescentes pressões dentro de seu partido para apoiar uma candidatura mais competitiva.
A decisão de Biden vem na esteira de um desempenho considerado desastroso no primeiro debate presidencial contra o ex-presidente Donald Trump. Durante o debate, Biden demonstrou hesitação, confusão e dificuldades de fala, o que gerou preocupações sobre sua saúde.
O anúncio foi feito por meio de uma carta publicada nas redes sociais. Biden afirmou que fornecerá mais detalhes sobre sua decisão em um pronunciamento à nação previsto para mais tarde na semana. Em uma nota divulgada, Biden também mencionou que testou positivo para covid-19 na quarta-feira (19).
“Eu falarei com a nação mais tarde esta semana para explicar melhor minha decisão”, escreveu Biden na carta. “Foi a maior honra da minha vida servir como presidente dos Estados Unidos.”
O presidente expressou que, apesar de sua intenção inicial de continuar na corrida presidencial, sua decisão reflete o que ele acredita ser o melhor para o partido e para o país. Em seu comunicado, Biden também endossou a vice-presidente Kamala Harris como a candidata do Partido Democrata para a eleição.
Fonte: Terra