A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPSad) da Rua João Picolli promovem, na próxima segunda-feira (28), em três ocasiões, a reprodução do curta-metragem “Berço das Águas” e o workshop “A Arte pela Arte”. Este último seguirá em forma de exposição do processo criativo e reflexões sobre a arte de fazer arte a partir de referências, modelos e formas já existentes.
O curta experimental, inspirado na bacia hidrográfica e linha férrea da região do Vale do Itapocu, tem foco nos rios e trilhos que cortam Jaraguá do Sul, se cruzam, mas não se encontram. A obra conta com um arranjo de cenas locais, filmes de domínio público, composições abstratas geradas com equipamento analógico e música autoral.
Berço das Águas propõe uma reflexão sobre a necessidade de respeito e cuidado com a diversidade e preservação da natureza, dos povos e da vida por meio da integridade ecológica, justiça social e econômica, democracia, políticas contra a violência e a favor da paz. “Os protagonistas traçam uma trajetória de liberdade e opressão, evidenciando cenas que antes celebravam o progresso e agora representam atraso e decadência”, explica a idealizadora Bell Bandeira.
Trata-se de projeto viabilizado com a aplicação de recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), investimento direto no setor cultural do Brasil (R$ 3,862 bilhões) para a execução de ações e projetos em todo o território nacional.
SERVIÇO
Reprodução do curta-metragem “Berço das Águas” e do workshop “A Arte pela Arte”
QUANDO?
28/04/2025
ONDE?
8h30 – CAPSad – R. João Picolli, 488 – Centro – Jaraguá do Sul;
14 e 19h – Biblioteca Municipal – Av. Getúlio Vargas, 245 – Centro, Jaraguá do Sul.
QUEM?
Bell Bandeira e Wagner F Tavares (Giga);
Trilha Sonora – Jean Boca;
Lei Paulo Gustavo – Audiovisual – Secel – Jaraguá do Sul (SC);
Execução: A Braço Arte e Educação e Bell Bandeira Produções LTDA.
FICHA TÉCNICA
Idealização, argumento, pesquisa histórica, direção e roteiro – Bell Bandeira;
Diretor de fotografia, captação de imagens, criação de imagens analógicas, roteiro e edição – Wagner F Tavares (Giga);
Produção executiva – A Braço Arte e Educação e Pequeninus;
Narração – Bell Bandeira;
Músico compositor e Instrumentista – Jean Boca;
Gravação e produção de áudio – Café Maestro Produções.
