Uma Reunião Ordinária do Colegiado de Saúde da Amvali com a participação de representantes da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), debateu encaminhamentos para os cuidados e tratamento da saúde mental.
Os vereadores aprovaram uma moção na assembleia no mês de julho, indicada pela vereadora de Guaramirim e presidente do Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi, Maria Rosana, solicitando o encontro com os secretários municipais.
O objetivo foi apresentar uma proposta resolutiva, para que os municípios possam estar atendendo as pessoas com algum dano em sua saúde mental de forma digna e com tratamento continuo – “Nós encaminhamos este documento para a Amvali e fomos convidados para esta reunião que foi muito positiva, e junto com o médico Dr. Dedi Alves a Ferreira Neto, do corpo clínico do Hospital Municipal Santo Antônio de Guaramirim, colocamos algumas ações que poderão ser desenvolvidas”, informa a vereadora.
A viabilidade da construção de um CAPS 3, para a região da Amvali, foi discutida, bem como, formar uma frente em defesa da saúde mental que, segundo dados apresentados, está aumentando todos os anos, “e os hospitais da região não estão preparados nem com espaço físico, nem com equipes especializadas nesta área para dar vazão as demandas”, acrescentou Maria Rosana.
O presidente da Avevi, vereador de São João do Itaperiú, Gilberto Azevedo, prestigiou a reunião e agradeceu a oportunidade de poder levar as sugestões dos vereadores e vereadoras para os secretários e prefeitos. “Agradecer o presidente da Amvali, Prefeito Rovani Delmonego, que atendeu esta demanda apresentada pelos vereadores, fortalecendo a união entre o legislativo e executivo”. O vereador colocou também, que deverão ser realizadas mais reuniões para tratar da construção do hospital regional. “Sabemos que os prefeitos estão conversando sobre essa possibilidade, e nós vereadores queremos dar total apoio para a construção de um novo hospital”.
