O governador Jorginho Mello assinará a ordem de serviço para a obra de reabilitação com aumento da capacidade da SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba, nesta segunda-feira, 18. Em entrevista na RBN, hoje de manhã, o Deputado Vicente Caropreso (PSDB), comemorou a visita. “A vinda do governador é uma demonstração de reconhecimento ao nosso esforço em lutar por essa obra, batalhar pelo que é de direito da nossa região e que é um clamor da população”. O evento está programado para ocorrer na Câmara de Vereadores de Guaramirim, às 14h.
Ao longo da semana o parlamentar vinha tratando com o governo sobre a urgência da recuperação da SC-108. Nesta sexta-feira, o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando confirmou a vinda do governador a região para autorizar o inicio da obra.
RECURSOS FEDERAIS
Parte dos recursos serão oriundos de um empréstimo de 6631 milhões de reais do BNDES. Em novembro, o governador Jorginho Mello aprovou o valor junto ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. A linha de credito será direcionada para o programa “Estrada Boa” para execução de obras de infraestrutura em mais de 60 trechos de rodovias de Santa Catarina. Também estão incluídas a SC-281 (trecho Ituporanga-Atalanta e São Pedro de Alcântara-Angelina); SC-156 (São Domingos Divisa PR-SC e Contorno de São Domingos); SC-465 (trecho Macieira, entrada SC-464 (p/Arroio Trinta); SC-150 (trecho entrada SC-467- para Zortéa – entrada SC-390 – p/ Piratuba); SC-355 (trecho entrada Br-282 (Catanduvas)- Jaborá; SC-283 – trecho Chapecó Entrada Arvoredo).
PROJETO ALTERADO
Em novembro, Vicente Caropreso ocupou a tribuna da Alesc para comunicar que o governo do Estado havia modificado a proposta original, cuja licitação foi concluída em 2022, mas estava sendo contestada na justiça. Ao invés de duplicar todo o trecho de 15 quilômetros inicialmente previstos, serão construídas pistas duplas em apenas 3 quilômetros, abrangendo a parte mais urbanizada em Guaramirim.
“Está mantido o mais importante e urgente, que é a revitalização completa da pista atual, com recuperação total da pavimentação e criação de terceira faixa. É urgente a recuperação da SC-108”, afirma Caropreso.