A Fujama descartou eventual irregularidade em suposto desmatamento ilegal na serrinha do Garibaldi, no limite dos municípios de Jaraguá do Sul e Rio dos Cedros. A redação da RBN recebeu muitas ligações de ouvintes e moradores da região, reclamando a retirada de mata nativa, obras de terraplanagem, autorização para edificações e instalação e energia elétrica de alta tensão. Segundo eles, condições que nunca foram liberadas para moradores locais.
O Presidente da FUJAMA, Ivo Schimidt, disse em entrevista ao repórter Roni Oliveira, no Programa Plantão do Meio-dia, que a obra questionada está licenciada pelo órgão com a autorização para a derrubada de 17 árvores, e acrescentou que o local não está em área de preservação permanente.
A Reportagem da RBN entrou em contato com a Celesc e o IMA- Instituto do Meio Ambiente, órgão estadual. Pelo IMA, o responsável na região, Luis Fernando Ronch, informou que o proprietário foi notificado para a apresentação de documentos e os técnicos estão preparando informações sobre o procedimento realizado.
Na Celesc, o Gerente Regional, Danilson Wolf, disse que os postes e padrões instalados por empresas terceirizadas, contratadas pelo proprietário, não estão ligados. “O pedido de ligação precisará atender as condições legais relacionadas a APP ou apresentação de alvará. Se está irregular, certamente não conseguirão ligar”. – completou.