Aplicação de fumacê nesta quarta-feira será com carro da Dive

Na tarde desta quarta-feira (13), ocorrerá a aplicação de fumacê em ruas de quatro bairros da cidade: Água Verde, São Luís, Tifa Martins e Vila Rau.

Desta vez, a ação para combater o mosquito Aedes aegypti ganhou um reforço do Estado e o fumacê será aplicado com um veículo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), que faz uma pulverização automatizada, intensificando ações do Município contra a dengue.

O veículo (uma Pick up) está percorrendo os Municípios catarinenses com altas taxas de infestação de mosquitos e casos de dengue (transmissão sustentada).

“Com a aplicação do inseticida pelo veículo da Dive teremos um raio de cobertura maior do fumacê, assim como mais agilidade no cronograma de trabalho. O uso do fumacê é uma estratégia adicional no combate ao mosquito da dengue”, destaca o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.

Os agentes de combate às endemias estão percorrendo as áreas onde haverá a aplicação do inseticida para orientar os moradores. Havendo algum imprevisto ou questão climática, poderá ocorrer reagendamento da data.

Confira as ruas

Bairro Água Verde:
Rua Edward Krisch
Rua Carlos Hardt
Rua Paulo Kraemer
Rua Wally Emilia Mohr

Bairro São Luiz
Rua Francisco Hruschka
Rua Luis Bortolini
Rua Levinus Krause

Bairro Tifa Martins
Rua Afonso Benjamim Barbi
Rua Angelina De Toffol
Rua Jose Narloch
Rua Paulo Leoni
Rua Irmao Leandro

Bairro Rau
Rua Affonso Nicoluzzi
Rua Carlos Zemke
Rua Cecilia Planincheck Marquardt
Rua Hermes Rudinei Gottardi

Cuidados da população após a aplicação

Durante a aplicação, é essencial que os moradores deixem seus imóveis, mantendo portas e janelas abertas. Recomenda-se, ainda, a proteção de alimentos, animais domésticos, aquários, aves e abelhas antes do início da aplicação. O retorno ao imóvel é aconselhado 30 a 40 minutos após o término da aplicação.

Outras orientações incluem:
– Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;
– Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

RBN 94,3 FM

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites