A Prefeitura de Guaramirim recebeu nesta sexta-feira (5), da AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), o diagnóstico e breve prognóstico do sistema de drenagem pluvial do município.
Em fevereiro deste ano, foi assinada a ordem de serviço para dar início ao estudo, após a enxurrada ocorrida no dia 12 do mesmo mês. Os resultados apresentados contemplam o delineamento e identificação da rede de drenagem pluvial, além do levantamento topográfico das áreas prioritárias. No geoprocessamento, foram identificados aproximadamente 94 km de rede de drenagem, enquanto a topografia abrangeu cerca de 196 mil metros quadrados em áreas estratégicas.
Conforme o secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Normando Zitta, o documento permitirá a adoção de ações emergenciais, como a limpeza de tubulações, reconstrução de caixas de ligação, alargamento de galerias, a obra de transposição da Rumo ALL próximo ao Cemitério/Cantinho Doce e a intervenção sob a BR-280, no elevado do Avaí. Em paralelo, o município contratará projeto de engenharia para macro e microdrenagem, incluindo novas galerias e tubulações.
“Esse levantamento será essencial para minimizar as ocorrências de alagamentos em regiões como o Centro, Avaí, Amizade e áreas próximas”, reforça o secretário.
Segundo a diretora da AMVALI, Juliana Demarchi, o estudo é fundamental para que o município possa planejar futuras intervenções de forma precisa, promovendo mais segurança para a população, eficiência no escoamento da água e melhoria da qualidade de vida.
