O comandante dos Bombeiros de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, fez um novo alerta ontem, no Programa Plantão do Meio-dia, ao falar sobre o crescente número de ocorrências por afogamentos ou incidentes com água. Neilor já havia falado em dezembro, em outro programa da RBN, sobre os riscos de acidentes ou incidentes em rios, praias e açudes no verão. Nesta semana, reafirmou o que disse após três registros graves com duas mortes em Jaraguá do Sul e um acidente com uma criança em Schroeder.
No dia 15 de janeiro, os bombeiros resgataram o corpo de Aguinaldo Gonçalves, de 43 anos, após seis dias de busca. No sábado (17), o adolescente Luiz Gustavo, de 17 anos, se afogou numa cachoeira no Bairro Santa Luiza. Seu corpo foi encontrado no final da tarde. No domingo, (18), uma criança de apenas dois anos se afogou numa piscina em Schroeder e foi reanimada pelos primeiros procedimentos feitos pelo pai e pelos bombeiros, após ter ficado cerca de dois minutos submersa. Além disso, outros casos de acidentes, salvamentos ou mortes por afogamento foram registrados em Luis Alves, São Francisco do Sul e outras praias do litoral norte.
Na entrevista, Neilor lamentou os fatos, o crescente número de incidentes e reafirmou as orientações básicas. Entre elas, choque térmico em cachoeiras que tem a água mais gelada, brincadeiras nas piscinas e cuidados redobrados com crianças pequenas. Ouça parte da entrevista no player abaixo:

