Na manhã desta terça-feira (8), um atentado chocou a cidade de Estação, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Um adolescente invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi e feriu ao menos três crianças e uma professora com golpes de faca. O ataque resultou na morte de uma das crianças, enquanto as outras vítimas estão sendo atendidas em hospitais da região.
O prefeito Geverson Zimmermann confirmou que uma das crianças, que havia sido encaminhada para o Hospital São Roque, em Getúlio Vargas, não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada. Outras duas crianças, com idades entre 7 e 8 anos, foram atingidas de forma leve, com cortes na cabeça. Uma professora também ficou ferida, sendo atendida no Hospital Santa Terezinha, em Erechim.
Segundo relato do prefeito, o agressor entrou na escola com uma faca e ainda fez uso de bombinhas no chão para assustar os alunos antes de atacar. As crianças feridas são estudantes do 3º ano do ensino fundamental, o que aumenta ainda mais o pesar pela tragédia, que ocorreu em um ambiente escolar onde se deveria garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes.
Após o ataque, o adolescente foi imobilizado por populares e, em seguida, apreendido pela polícia. Ele seria conhecido na cidade e estaria em tratamento psicológico, conforme informado pela autoridade municipal. Ainda não há detalhes sobre as motivações do ataque, mas a situação gerou grande comoção em Estação, uma cidade com cerca de 5,5 mil habitantes e onde a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi tem 152 alunos.
A prefeitura de Estação divulgou um comunicado afirmando que está mobilizada, com apoio contínuo às famílias das vítimas e à comunidade escolar, e suspendeu as aulas na rede municipal por tempo indeterminado.
“Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período”, afirmou a nota oficial.