O Padre Gustavo Bertea, que nasceu na Itália na cidade de San Secondo de Pinerolo e que dirigiu a Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaramirim entre 1976 a 1982, será homenageado na primeira sessão do ano da Câmara de Vereadores de Guaramirim. A sessão será realizada no dia 1º de fevereiro, a partir das 17h30.
“Vamos celebrar a passagem muito marcante do Padre Gustavo por Guaramirim. A comunidade guaramirense lembra com orgulho a vinda do Padre, suas missas, seus ensinamentos e nada mais justo que celebrar essa história”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores, Matias Tomczak.
Padre Gustavo Bertea nasceu em 1941 na Itália e veio ao Brasil em 1968 assumindo a Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, de Blumenau.
Em 1976, com o retorno do Padre Mathias para a Alemanha, Padre Gustavo Bertea assumiu a Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaramirim até 1982. Em 1983, retornou para Blumenau para comandar a recém-criada Paróquia Santa Isabel.
De 1984 a 1988, Padre Gustavo Bertea esteve em Maceió, Alagoas, na direção das paróquias Divino Espirito Santo e Maria das Dores. Depois foi para Ji-Paraná, Rondônia, e dirigiu a paróquia do Divino Espirito.
Em 2006, Padre Gustavo retornou à Itália assumindo como pároco da Igreja San Marcelino, na cidade de Bebiana, função que exerce até hoje. Além disso, o Padre também é vigário geral da Diocese de Pinerolo, em Torino, auxiliando diretamente o bispo local na gestão administrativa.