O ônibus de onde uma idosa de 67 anos caiu durante uma viagem em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, foi tirado de circulação e será periciado, informou a Polícia Civil. O caso é investigado como homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
Terezinha Antunes Baader foi arremessada pela porta quando o coletivo fez uma curva na Rua Carlos Oechsler, bairro Ilha da Figueira, no dia 11 de janeiro.
Ela chegou a ser hospitalizada, mas morreu na quarta-feira (17).
Conforme o delegado Luis Carlos Gross, as análises devem mostrar se a queda foi provocada por falha mecânica, má conservação do veículo ou imprudência.
“Agora vamos começar a observar a dinâmica do crime, o local, as circunstâncias de tempo, a velocidade do ônibus, condições do ônibus. E, para isso, nós vamos solicitar perícias”, informou.
O condutor será uma das pessoas ouvidas nos próximos dias. Representantes da empresa e passageiros que estavam também prestarão depoimento, conforme o investigador.
Vídeo
Vídeo que circula nas redes sociais mostra que o momento em que mulher cai, por volta das 16h. O ônibus para e ocupantes saem para socorrer a passageira.
Após a queda, Terezinha foi atendida ainda no local pelos Bombeiros, que constataram ferimentos na cabeça, em membros superiores e inferiores, além de suspeita de fratura no braço esquerdo. Depois, ela foi encaminhada ao Hospital São José pela equipe do Samu.
O que diz a empresa
Segundo a empresa Senhora dos Campos, responsável pelo transporte público na cidade, o modelo de ônibus em questão possui sistema de portas eletrônicas que não podem ser acionadas com o veículo em movimento, sem sua parada total.
Em nota, a concessionária informou que colabora com as investigações policiais, e analisa, “de forma detalhada, os motivos que levaram à ocorrência”.
“Importante destacar que o veículo em questão está certificado com as vistorias dos órgãos responsáveis e o dispositivo responsável pela abertura das portas é homologado junto ao Inmetro”, diz o texto.
A prefeitura de Jaraguá do Sul também lamentou o ocorrido e informou que aguarda o resultado das investigações.