Duas pessoas foram presas nesta segunda-feira (18) em uma operação contra a caça ilegal em São Bento do Sul, no Planalto Norte, e em Corupá, no Norte de Santa Catarina. Os homens foram detidos em flagrante durante a ação policial, pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e caça ilegal.
De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), seis mandados de busca e apreensão foram realizados nos municípios alvos da operação. O objetivo era desarticular um grupo que praticava caça ilegal na Área de Proteção Ambiental Rio Vermelho Humboldt.
Realizada em conjunto pela PMA e a Polícia Civil, a ação apreendeu nove espingardas de diversos calibres, incluindo duas de pressão. Além disso,cerca de 400 munições e outros instrumentos para caça foram coletados pelos agentes.
A operação foi deflagrada após ações de inteligência da PMA, que levaram a um relatório enviado ao Ministério Público e geraram um inquérito instaurado pela Polícia Civil.
Para o major Ruy, comandante da PMA, e o delegado Valdir Xavier, da Polícia Civil, a integração entre as forças de segurança é importante para o combate à caça ilegale a preservação do meio ambiente.
Fonte: ND+