Por: Alison Correa
A Farmácia Básica Central de Jaraguá do Sul registrou 14.753 atendimentos desde o início deste ano, demonstrando a alta demanda pelos serviços farmacêuticos municipais. Considerando todas as Farmácias Básicas da cidade, o número total de atendimentos chega a 23.883.

Segundo o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva, esses números evidenciam a importância do acesso contínuo e gratuito a medicamentos essenciais, reforçando o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na garantia do cuidado à população.O aumento na procura está ligado à ampliação do acesso à Atenção Primária e ao custo elevado de medicamentos na rede privada. Cada vez mais, os moradores recorrem ao SUS para dar continuidade aos seus tratamentos, demonstrando confiança na Rede Municipal de Saúde.
Além da dispensação de medicamentos, as equipes das Farmácias Básicas oferecem orientação aos usuários sobre o uso correto dos fármacos, promovendo a efetividade dos tratamentos e fortalecendo o cuidado integral em saúde.
Apesar de faltas pontuais de alguns medicamentos, geralmente decorrentes de atrasos de fornecedores ou laboratórios, a Farmácia Básica mantém um estoque com mais de 200 tipos de medicamentos disponíveis. O esforço da gestão municipal e das equipes garante o acesso contínuo aos medicamentos essenciais e a qualidade no atendimento à população.
Para mais informações sobre os serviços das Farmácias Básicas de Jaraguá do Sul, acesse o site da Prefeitura.