Por: Alison Correa
Jaraguá do Sul deu um passo importante para modernizar sua infraestrutura de transporte e segurança nesta terça-feira (10). O prefeito Jair Franzner assinou um Termo de Compromisso com a Defesa Civil de Santa Catarina para a instalação de cinco pontes pré-fabricadas de concreto, que substituirão antigas pontes e pontilhões de madeira.

O acordo prevê que o município será responsável pela construção das cabeceiras, enrocamentos e acessos, enquanto a Defesa Civil estadual fornecerá e instalará as estruturas de concreto. Durante a assinatura, Franzner destacou a relevância da parceria e enfatizou a importância de agilizar o processo. “A substituição das pontes de madeira reduz custos de manutenção, aumenta a durabilidade das estruturas e garante mais segurança para a população”, afirmou.
Segundo Douglas D’Avila Bida, coordenador regional da Defesa Civil, os trâmites já estão aprovados e a execução depende apenas da conclusão das cabeceiras. “São estruturas que estavam fragilizadas e que serão reforçadas. Além disso, permitem maior vazão de água, prevenindo novos alagamentos. Há ainda pedidos de mais dois kits que devem ser liberados em breve”, acrescentou.

Hideraldo Colle, diretor municipal da Defesa Civil, ressaltou o esforço da equipe para viabilizar o projeto. “Após muitas negociações, este compromisso se concretiza, garantindo melhorias estruturais para o município”, disse.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Alceu Gilmar Moretti, explicou que os técnicos definirão a primeira ponte a ser substituída e o cronograma de trabalho. “Todas as cinco estruturas estão previstas para serem implementadas ainda em 2026”, garantiu.
As pontes que receberão as novas estruturas de concreto são:
- Bairro Rio Molha: 10 metros de comprimento por 6,5 metros de largura
- Localidade Santo Estevão: 20 metros de comprimento por 6,5 metros de largura
- Bairro Rio Cerro II: 10 metros de comprimento por 6,5 metros de largura
- Bairro Rio da Luz: 12 metros de comprimento por 6,5 metros de largura
- Bairro Barra do Rio Cerro: 12 metros de comprimento por 6,5 metros de largura
O projeto representa um investimento estratégico na segurança viária e na durabilidade das pontes do município, beneficiando diretamente moradores e visitantes.