MDB de SC orienta filiados a se desvincularem do governo Jorginho e inicia construção de projeto próprio para 2026

Por: Alison Correa

O diretório estadual do MDB de Santa Catarina decidiu, por unanimidade, na noite desta segunda-feira (26), orientar que seus filiados se afastem da administração do governador Jorginho Mello (PL) e iniciar a construção de um projeto próprio para as eleições ao Governo do Estado em 2026. A deliberação ocorreu durante reunião no Hotel Castelmar, em Florianópolis.

Foto: Divulgação / MDB

A movimentação acontece após Jorginho Mello confirmar que escolheu o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como pré-candidato a vice-governador, posição que era desejada pelo MDB para o deputado Carlos Chiodini.

Em nota oficial, o partido estabeleceu a independência política como diretriz e “orienta” que os filiados deixem as funções que ocupam no Executivo estadual. A orientação não prevê obrigatoriedade nem estabelece prazo para a entrega de cargos.

Além de preparar candidatura própria, o MDB autorizou o início de conversas com outras legendas para possíveis alianças eleitorais. A nota destaca que, mesmo com o afastamento do governo, a bancada do partido na Assembleia Legislativa continuará apoiando projetos de interesse do Estado, preservando a responsabilidade institucional.

Antes da reunião, Carlos Chiodini já havia comunicado que deixará a Secretaria de Agricultura para reassumir seu mandato como deputado federal. Outros nomes do MDB no Executivo incluem o deputado estadual licenciado Jerry Comper, na Secretaria de Infraestrutura; Cleiton Fossá, na Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde; e Jeferson Ramos Batista, à frente da Fesporte, por indicação do deputado Fernando Krelling. Nenhum deles participou do encontro.


Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites