Na sessão desta terça-feira (2), os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram um projeto de lei de autoria do vereador Luis Fernando Almeida (MDB), que institui oficialmente o Dia do Boi de Mamão no município. A data será comemorada anualmente em 22 de agosto, em conjunto com as celebrações do Dia do Folclore. O projeto foi aprovado por oito votos a favor e um contra. O voto contrário foi do vereador Rodrigo Livramento (NOVO), que justificou explicando que não vota em nenhum projeto que criam datas de homenagens. Jair Pedri (PSD) não estava na sessão e o Vereador Israel Cani (PL) se ausentou na hora da votação. Livramento e Cani também não participaram da foto oficial da presença das crianças na Câmara.
Em novembro, a vereadora mirim Julia Lemes Terres pediu a inclusão do Dia do Boi de Mamão no Calendário Oficial do Município. O requerimento da jovem destacava o trabalho feito pela E.M.E.B. Rio Molha, que mantém viva a tradição, transmitindo-a às novas gerações, às famílias e à comunidade. Além disso, a minuta de projeto de lei sugerida por ela também pedia que o Executivo pudesse desenvolver atividades alusivas à data em conjunto com instituições de ensino, grupos culturais e a comunidade em geral.
“Trata-se, portanto, de um reconhecimento justo e necessário àqueles que se dedicam a manter viva essa tradição, além de uma oportunidade para que crianças, jovens e adultos tenham acesso e contato direto com as riquezas do nosso folclore”, justificou Julia à época.
Com a aprovação, o Dia do Boi de Mamão passa a integrar o Calendário Oficial da cidade, com o objetivo de valorizar, preservar e difundir essa manifestação cultural tão importante para Santa Catarina.
Almeida destaca que o Boi de Mamão é uma das manifestações mais expressivas da cultura popular catarinense e que sua oficialização no calendário municipal representa um reconhecimento necessário àqueles que mantêm viva essa tradição. A proposta busca incentivar a participação da sociedade, ampliando o acesso das novas gerações às riquezas do folclore local. Agora, o projeto será enviado ao Executivo para sanção.
RESGATE
O Boi de Mamão foi trazido para Jaraguá do Sul por Manoel Rosa, conhecido como Mestre Manequinha. A tradição é encontrada em formato semelhante em diversas regiões do Brasil, porém, as músicas divergem, assim como o nome da brincadeira. No Nordeste, por exemplo, é conhecida como Bumba meu Boi ou Boi Bumbá.
Em 2003, realizou-se o resgate histórico e incremento do Boi de Mamão, que reviveu a origem cultural da lenda do boi e reformulou o figurino do grupo.
ESCOLA RIBEIRÃO MOLHA
O Boi de Mamão conta hoje com um elenco de 73 alunos do 3º ao 9º ano da Ribeirão Molha, sendo coordenado atualmente pelo professor Paulo César da Silva. Mas pode-se afirmar que o tradicional folguedo envolve praticamente toda a escola.
Entre professores, alunos e equipe de apoio da própria escola, mais de 150 pessoas estão envolvidas diretamente nas apresentações.
Os alunos que participam do grupo folclórico têm a cada ano a oportunidade de aprender novos instrumentos musicais ou a interpretar um novo personagem. As apresentações são compostas por uma peça de teatro, coral e percussão, com o repertório de músicas folclóricas. A duração do espetáculo é de aproximadamente 1 hora.

Vereadores mirins e adultos na sessão de ontem
