Lavouras de tabaco e 25 propriedades rurais foram devastadas por granizo em cidade de SC

O forte temporal de granizo registrado no início dessa semana, deixou um rastro de prejuízos no interior de Santa Catarina, atingindo produtores da comunidade do Salto d’Água Verde, em Canoinhas.

O levantamento inicial divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural aponta que cerca de 25 propriedades foram afetadas, com danos concentrados em um raio de aproximadamente três quilômetros.

O granizo teve duração curta, mas suficiente para comprometer lavouras inteiras. Apesar da intensidade da tempestade, não houve registro de feridos nem danos em residências.

Cerca de 70% das áreas atingidas são lavouras de tabaco, principal fonte de renda das famílias da região. Também foram impactadas áreas de milho, hortaliças, ervais e até a estrutura de um abrigo utilizado para o cultivo de morangos.

Rastro de prejuízo deixado pelo granizo

O impacto, embora localizado, foi severo para as famílias que dependem diretamente da agricultura. Em alguns casos, houve perda total da produção. “O estrago foi pontual, mas expressivo”, disse Gildo Stoker, secretário de Desenvolvimento Rural.

Equipes técnicas ligadas à cadeia do fumo seguem visitando as propriedades para atualizar os dados e dimensionar com mais precisão o tamanho do prejuízo. A situação segue sendo monitorada pelos órgãos municipais.

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites