Defesa Civil confirma sexto tornado em novembro em Santa Catarina

O sexto tornado ocorrido em Santa Catarina no mês de novembro foi confirmado pela Defesa Civil. O fenômeno foi registrado em Rio das Antas, no Oeste do estado, na terça-feira (28). A confirmação ocorreu nesta quarta (29).

O tornado atingiu a comunidade de Salto Rio das Pedras. Houve destelhamentos, danos em um pomar e a destruição parcial de um galpão, conforme a Defesa Civil. Esses estragos estavam associados à passagem de um tornado.

Por imagens do radar de Chapecó, também no Oeste catarinense, porém, não foi possível identificar nuvens de tempestades severas, ou ventos geralmente associados a esse fenômeno. Dessa forma, o tornado não pôde ser confirmado por essa tecnologia.

A identificação ocorreu após filmagens divulgadas nas redes sociais. Elas mostram um tornado de intensidade fraca, segundo a Defesa Civil.

Pelas imagens, é possível ver um funil, com ventos organizados e rotativos, levantando poeira e detritos ao redor. A rotação dura por um período curto de tempo.

O fenômeno pode ser confundido com um redemoinho. O professor Ernani Nascimento, da Universidade Federal de Santa Maria, especialista em tempo severo, explicou, contudo, que se trata de um tornado.

Segundo ele, a dinâmica do vórtice observado é característico deste tipo de fenômeno, e que o ambiente úmido é incompatível com um redemoinho de céu claro.

Sobre a ausência de uma tempestade severa, o professor declarou: “A nuvem que o produziu não precisa ser necessariamente uma supercélula, o que pode explicar a ausência de assinaturas típicas de supercélula nas imagens de radar. Estes casos são praticamente impossíveis de alertar justamente pela ausência das assinaturas típicas”.

Outros tornados

Cidades onde ocorreram tornados em SC neste mês:

  1. Cunha Porã, em 6 de novembro;
  2. Tubarão, em 11 de novembro;
  3. Itá, em 16 de novembro;
  4. Urupema, em 16 de novembro;
  5. Balneário Gaivota e Sombrio, em 18 de novembro.

Eventos climáticos

A influência do fenômeno El Niño, do aquecimento global e da própria estação do ano estão entre os principais fatores que contribuíram para os eventos climáticos extremos em Santa Catarina. Em novembro, além dos tornados o estado teve um tsunami meteorológico e muita chuva.

G1

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites