Um homem em situação de rua, de 40 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (12) após ser flagrado espancando um cachorro na Rua Luiz Ceratti, no bairro João Costa, em Joinville, Norte de Santa Catarina. O caso gerou indignação entre os moradores, que contiveram o suspeito até a chegada da Polícia Militar.
Segundo a PM, o homem afirmou ser tutor do animal e disse que o teria agredido porque o cachorro havia matado um gato. No entanto, testemunhas relataram que as agressões vinham ocorrendo há pelo menos dois dias.
Na segunda-feira (10), uma viatura chegou a ser acionada, mas o suspeito não foi encontrado e não havia indícios do crime. Nesta quarta-feira (12), após nova denúncia, os policiais encontraram o homem já contido por populares.
Cachorro estava visivelmente abatido
Moradores entregaram vídeos que mostram o ato de maus-tratos. O animal, visivelmente abatido, foi resgatado pelo CBEA (Centro de Bem-Estar Animal) e recebeu os primeiros cuidados.
O suspeito foi encaminhado à Central de Polícia, junto com as testemunhas e o material comprobatório das agressões.
Maus-tratos a animais é crime no Brasil
Conforme a Lei Federal nº 14.064/2020, quem maltrata cães ou gatos pode ser condenado a pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda de animais.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas à Polícia Militar Ambiental pelo número 190 ou à Prefeitura de Joinville, por meio do CBEA.
Fonte: ND+
