A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Comissão Central Organizadora (CCO) da 35ª Schützenfest, recebeu oficialmente da empresa WEG, na tarde desta segunda-feira (3), um moderno sistema de câmeras e uma Central de Monitoramento que serão utilizados pelas forças de segurança durante o evento. O novo sistema permitirá o reconhecimento facial, a localização e identificação de pessoas, além de oferecer informações técnicas e dados em tempo real, auxiliando as polícias Civil, Militar, Científica e Penal na tomada de decisões.
Ao todo, 48 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos do Parque de Eventos, garantindo ampla cobertura e agilidade na resposta a possíveis ocorrências. As imagens captadas serão analisadas e compartilhadas com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), fortalecendo a integração entre os órgãos de segurança. A entrega oficial e a demonstração de funcionamento do sistema, contou com a presença da imprensa local e regional.
O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, disse que a edição desse ano será marcada pela qualidade nos serviços prestados. “É motivo de orgulho contar com o apoio da WEG e com a competência das forças de segurança. Essa união de esforços é nossa marca registrada e reforça o compromisso de oferecer uma festa segura, organizada e acolhedora para todos”, afirmou o prefeito.
Segundo o Diretor Superintendente da Unidade Automação da WEG, Manfred Peter Johann, tanto as câmeras quanto o software de monitoramento foram doados ao município.
“Esses equipamentos poderão ser utilizados em outros eventos, contribuindo para a segurança da população. É uma satisfação participar da Schützenfest e apoiar o desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou.
Para o Presidente da CCO, Paulo Chiodini, a iniciativa reforça o caráter inovador da festa. “A Schützenfest sempre foi reconhecida pela segurança. Agora, com o uso da tecnologia, poderemos agir ainda mais rápido em casos de crianças perdidas ou outras ocorrências. O parque está bem preparado para receber o público”, explicou.
O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, avaliou o momento como um marco para a segurança pública local.
“Essa parceria entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade representa um avanço significativo. Esperamos que tudo transcorra dentro da normalidade, mas, se necessário, estaremos prontos para agir”, concluiu.
