Jaraguá do Sul se mobiliza na busca por mais famílias acolhedoras

Prossegue o trabalho da Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul para maior adesão ao Serviço de Famílias Acolhedoras. O serviço de acolhimento oferece proteção temporária para uma criança ou grupo de irmãos em ambiente familiar. O psicólogo efetivo e Supervisor do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedora, Juliano Vendrami, esteve no Programa Portal RBN, salientando a importância da ampliação do programa que, hoje, tem 14 famílias capacitadas, com o treinamento de novas três famílias na semana passada. No momento, são onze as famílias acolhedoras. Ouça parte da entrevista no player abaixo:

Para se cadastrar no serviço, as famílias voluntárias precisam atender aos seguintes pré-requisitos: residir no município, ser maior de 21 anos, ter disponibilidade afetiva e emocional, haver concordância de todos os membros do núcleo familiar, não estar cadastrado no Cadastro Nacional de Adoção e não possuir antecedentes criminais. Salienta-se que todas as configurações familiares são aceitas, não havendo restrição de sexo ou estado civil.

As famílias passarão por um processo de capacitação e também por estudo psicossocial realizado pelo serviço. Essas etapas irão avaliar as motivações, disposição, desejo e habilidades do núcleo familiar para acolher.

O acolhimento familiar é uma das medidas de acolhimento previstas em lei para casos de crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, seja por ação ou omissão do Estado, dos pais ou responsáveis, ou pela própria conduta. Ao contrário da adoção, tem caráter provisório e excepcional, visando à reintegração familiar ou, em último caso, encaminhamento para a família substituta.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o acolhimento provisório é excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, além de crianças e adolescentes com deficiência, sob medida de proteção (e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

Para participar, entre em contato com a equipe técnica do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras pelos telefones 3370-5404 (WhatsApp), 3274-5119, 3274-5120, 3274-5171, ou pelo e-mail [email protected] e obtenha mais informações.

Juliano Vendrami

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites