A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio das secretarias de Assistência Social e Habitação, de Desenvolvimento Econômico (através do SINE), de Saúde e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina, promove neste sábado (6), das 9h às 15h, no Parque de Eventos, o Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência (PCD) e Reabilitados.
O evento integra a programação da 1ª Semana Inclusiva do município e tem como objetivo ampliar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Além da oferta de oportunidades, ocorrerá o Mutirão de Laudo Caracterizador da Deficiência (LCD), documento necessário para quem deseja concorrer a vagas destinadas a PCD. De acordo com os organizadores, cerca de 20 empresas participarão da ação, disponibilizando aproximadamente 200 vagas. Entretanto, somente em Jaraguá do Sul, há 400 postos de trabalho não preenchidos, reservados para PCD em empresas com mais de 100 funcionários.
Como parte da preparação para o feirão, foi realizado na quinta-feira (4), no auditório do CEJAS, o Workshop sobre Inclusão e Diversidade no Mundo do Trabalho, que reuniu mais de 150 participantes – entre recrutadores, pessoas com deficiência e representantes de entidades. O encontro contou com palestras, rodas de conversa e a participação do coordenador nacional do projeto de inclusão do Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com Luciana Xavier Sans de Carvalho, auditora fiscal e coordenadora regional do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS em Santa Catarina, o evento foi muito positivo. “E esperamos que o feirão de sábado também seja um sucesso, com muitas contratações. Precisamos avançar na inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, disse.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Schwartz Uber, reforça o convite para o Feirão de Empregos, destacando a oportunidade para emissão do LCD. “A comunidade deve participar. E se você tem deficiência e ainda não possui o laudo caracterizador, leve seus documentos de saúde ao feirão. Uma equipe da Secretaria de Saúde estará preparada para fazer o atendimento e a emissão do documento. Essa é uma grande oportunidade para conquistar espaço no mercado de trabalho”, afirmou.