O Vereador Jair Pedri falou hoje no Portal RBN sobre a sua proposição pela volta do Programa Bota-Fora, em Jaraguá do Sul. A moção foi aprovada por unanimidade e apela pela volta de um programa muito cobrado pela comunidade. A iniciativa chegou a ser implantada no ano passado, antes da campanha eleitoral, e apesar de novas cobranças no início deste ano, não houve manifestação positiva da prefeitura. Ouça parte da entrevista do vereador no player abaixo:
BOTA-FORA
No ano passado, o Bota-fora teve início no mês de abril e ocorreu nos oito bairros com maior incidência de casos de dengue em Jaraguá do Sul. O objetivo é eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Serão recolhidos os materiais de difícil transporte e descarte e que não são passíveis de reutilização (materiais velhos ou estragados).
O Bota Fora recolheu colchões, armários, sofás, fogões, geladeiras, computadores, pneus e resíduos volumosos em geral. A ação vai ocorrer das 8h às 17h.
Não eram aceitos materiais de construção civil, restos de podas de árvores e materiais inflamáveis ou tóxicos, tecidos e roupas.
Para facilitar a triagem, eram usados quatro caminhões, cada um recolhendo determinados tipos de materiais.
a) Caminhão para eletrônicos: como computadores, televisores, monitores etc;
b) Caminhão para metais: fogões e geladeiras.
c) Caminhão para madeiras: armários, camas de madeira, estrados, armários de madeiras etc. (Materiais com possibilidade de trituração e reutilização).
d) Caminhão para colchões e sofás: sofás, colchões, espumas e etc.
