Família leva susto ao encontrar cobra dentro de berço de bebê em Jaraguá do Sul

Uma cobra foi encontrada dentro de um berço de bebê em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, nesta quarta-feira (30). Segundo o biólogo Gilberto Ademar Duwe, o bebê estava seguro e longe do quarto e ninguém ficou ferido.

A serpente era uma caninana (Spilotes pullatus), espécie não peçonhenta e inofensiva. O animal foi resgatado pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), após ser acionada pelos moradores da casa.

Durante o resgate, registrado em vídeo, a cobra chegou a se enroscar no berço. Ela foi retirada com segurança e devolvida à natureza

O biólogo destacou que a caninana é importante para o equilíbrio ambiental, pois se alimenta de roedores, lagartos e até outras cobras.

Caninana (Spilotes pullatus)

Quando se sente ameaçada, a espécie infla o pescoço e vibra a cauda para intimidar e enfrentar o predador.

Além do tamanho, a caninana impressiona pela coloração contrastante negro e amarelo. Existem cinco subespécies dessa cobra e três delas podem ser encontradas no Brasil.

É terrestre e também arborícola, ou seja, que sobe em árvores. Alimenta-se de aves, roedores, anfíbios e de mamíferos de pequeno porte, como preás.

De hábito solitário, a serpente se une a outro indivíduo apenas no período de reprodução, geralmente na metade no inverno. Neste período, os machos realizam um ritual de combate. A fêmea da espécie põe cerca de oito ovos que são incubados por mais 65 dias e eclodem no verão.

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites