Aniversário: 25 de julho lembra chegada de Emílio Carlos Jordan em 1876

Jaraguá do Sul comemora hoje, 25 de julho, 149 anos da chegada de Emílio Carlos Jourdan na região em 1876. Jourdan colonizou os lotes com auxílio de 60 trabalhadores, a maioria ex-escravos, que começaram a cultivar cana-de-açúcar, constituindo um engenho de cana, serraria, olaria, engenho de fubá e mandioca. O Estabelecimento Jaraguá, em tupi-guarani Senhor do Vale, ficava entre os rios Itapocu e Jaraguá e a região pertencia ao município de Paraty (Araquari).

A história remonta ao ano de 1875, quando Emílio Carlos Jourdan, engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro, foi convidado para fazer a medição e tombamento de 25 léguas quadradas no Vale do Itapocu e Rio Negro, assinando contrato em 21 de janeiro de 1876. Na mesma época assinou instrumento particular de arrendamento de 430 hectares das terras com a Princesa Isabel. Após sua chegada a Joinville, parte para São Bento em 29 de fevereiro de 1876 e 49 dias depois retorna a Joinville, em 17 de abril de 1876, encerrando a demarcação.

Em 17 de abril de 1883 foi anexada por Joinville. Diante da impossibilidade de reverter a situação, Jourdan, em 1888, desiste deste empreendimento, que foi depredado em 1893.

Com a Proclamação da República em 1889 as terras dotais passam para o domínio da União, e em 1893 para a jurisdição dos Estados. As terras devolutas na região, à margem direita do Rio Jaraguá, passam a ser colonizadas pelo Estado através do Departamento de Terras e Colonização, sediado em Blumenau, a partir de 1891: na região de Garibaldi e Jaraguá Alto, com imigrantes húngaros; na região do Rio da Luz e Rio Cerro com colonizadores alemães e neste último também com italianos.

EMANCIPAÇÃO

Jaraguá do Sul celebrou em 26 de março deste ano (2025), 91 anos de sua emancipação política, um marco histórico que solidificou a trajetória de desenvolvimento e progresso da cidade. A data, oficializada pelo Decreto Estadual nº 565 de 1934, assinado pelo interventor federal Aristiliano Ramos, desmembrou o então distrito de Jaraguá de Joinville, elevando-o à categoria de município.

Em 1943, pelo decreto n.º 941 o município passa a ser Jaraguá do Sul. Por sua vez, o Distrito de Hansa também busca sua emancipação, efetivando-se através da Lei n.º 348 de 21 de junho de 1958 (atual Corupá).

A emancipação foi resultado do crescimento populacional e da expansão econômica da região, que já contava com infraestrutura relevante para a época, como escolas, cinemas, fábricas e hotéis.

O decreto de emancipação ressaltava que a autonomia municipal traria “benefícios incalculáveis ao seu progresso e maior desenvolvimento de sua vida econômica”, previsão que se confirmou ao longo das décadas seguintes.

Atualmente, Jaraguá do Sul se destaca como a 9ª maior cidade de Santa Catarina, com uma população estimada de 195.753 habitantes, segundo o IBGE de 2024. A cidade se consolidou como um importante polo industrial, com forte presença nos setores elétrico, mecânico e têxtil, impulsionando a economia regional e nacional.

Foto: Site Câmara de Vereadores/PMJGS

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites