A Escola Estadual General Rondon, em Massaranduba, no Norte de Santa Catarina, entregou um verdadeiro ‘arsenal’ com mais de 150 cigarros eletrônicos à Polícia Militar na segunda-feira (14). Os dispositivos eram usados por conhecidos, familiares ou até mesmo pelos próprios alunos da unidade.
Chamados de “vapes” ou “pods”, os cigarros foram tema de debate de conscientização na disciplina de Química, ministrada pelo professor Leonilson Rodrigues, ainda em 2024. Após as atividades em sala de aula, os aparelhos foram deixados pelos estudantes, que têm entre 15 e 18 anos.
Segundo a diretora da escola, Elaine Kasmirski Mosca, a ideia surgiu como forma de falar sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos e a ilegalidade da prática. Os alunos também fizeram trabalhos sobre o tema, que foram expostos na escola e debatidos entre os pais.
Como resultado, o professor de Química orientou os alunos que desejassem a entregar voluntariamente os cigarros. A entrega aconteceu ainda no ano passado, mas a destinação à PM foi feita nesta semana.
“Os alunos que quiseram podiam trazer. Então, relatavam que eram de familiares, de conhecidos, ou deles mesmos. A gente recolheu, guardou aqui na escola. Inclusive, em uma reunião de pais, utilizei para mostrar a quantidade que a gente havia recolhido. É um alerta que a gente faz aqui semanalmente”, explicou a diretora.
A escola estadual tem cerca de 700 alunos e o projeto foi conduzido por meio da diretoria Adriana Kemczynski, do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPRE).