Vários ouvintes dos programas Portal RBN e Plantão do Meio-dia, relataram demora expressiva no atendimento de pacientes que procuram o pronto-socorro do Hospital São José, especialmente no setor criado para o atendimento dos idosos, chamado PS 60 Mais. Uma senhora relatou que procurou o atendimento junto com sua mãe idosa, na segunda-feira no meio da tarde, e o atendimento somente foi viabilizado à noite. Outros relatos de demoras parecidas ou pouco menores também chegaram na redação da RBN.
RESPOSTAS
O Secretário Municipal da Saúde, Rogério da Silva, atendeu a reportagem em entrevista ao vivo no Plantão do Meio-dia e apresentou alguns números. Segundo ele, Jaraguá do Sul tem quase 30 mil pessoas com mais de 60 anos com direito de serem atendidas no PS 60 Mais.
Somente no mês de maio, até dia 20, o setor atendeu quase 700 pacientes idosos e 89% deles foram atendidos em até duas horas. 15 pacientes, classificados com pulseira azul ou verde esperaram mais tempo acima de três ou quatro horas.
HOSPITAL SÃO JOSÉ
No Hospital São José, o Gerente de Assistente Social, Renan Sagrilo, atendeu prontamente os questionamentos da reportagem informando, inicialmente, que houve um expressivo crescimento em função das doenças respiratórias nos últimos meses. Segundo ele, o maior movimento se concentra durante o dia das 08 horas da manhã até por volta das 16h. No entanto, informou que os dados apontam que 80% das pessoas que procuram o setor são atendidas em até 02 horas, “dentro do período recomendado pelo protocolo de Manchester”.
URGENCIA
O Secretário Municipal da Saúde, Rogério da Silva, fez um apelo para que as pessoas procurem os postos de saúde nos casos que não sejam urgência ou emergência, já que 70% das consultas nas unidades são de livre demanda e apenas 30% são agendadas.
