A instalação de aparelhos de ar-condicionado em cozinhas de unidades escolares é o tema de um requerimento aprovado pela Câmara Mirim de Jaraguá do Sul na sessão dessa quarta-feira (09). O documento, de autoria da vereadora mirim e presidente da casa Isabelly da Silveira pede informações à secretaria de educação Iraci Müller sobre a implementação dos equipamentos de climatização.
Isabelly ressalta que o calor excessivo compromete a higiene e a segurança alimentar, assim como o ambiente oferecido aos cozinheiros escolares. “A climatização adequada visa proporcionar melhores condições de trabalho para as profissionais da alimentação escolar, garantindo conforto térmico, preservação da saúde ocupacional e valorização dos servidores que desempenham importante função na preparação da merenda escolar”, reforça a presidente da casa mirim.
Ela também levanta questões sobre o prazo previsto para a execução do projeto de instalação dos aparelhos de ar-condicionado, assim como o custo estimado em aquisição e manutenção, as fontes de financiamento e os recursos orçamentários. O documento também pergunta se existem medidas para mitigar condições térmicas extremas em cozinhas escolares onde a climatização não é efetiva.
O documento reflete também a indicação nº 847/2025, do presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, vereador Almeida (MDB), que pede ao Executivo a instalação dos equipamentos para mitigar os efeitos do calor, em especial, durante o verão em Jaraguá do Sul.
Agora, o documento depende de resposta da secretária responsável pela pasta.