Nesta quinta-feira (20) é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados bucais e promover hábitos saudáveis de higiene oral, lembrando sobre a necessidade de manter uma higiene oral adequada e buscar cuidados odontológicos regulares, uma vez que a saúde bucal desempenha um papel importante não apenas na capacidade de sorrir e comer, mas também na prevenção de várias doenças sistêmicas.
Em Jaraguá do Sul, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve o Programa de Promoção e Prevenção em Saúde Bucal nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). As ações envolvem educação em saúde, escovações supervisionadas pelos auxiliares e técnicos em saúde bucal, além de atendimentos com cirurgiões dentistas para avaliação e classificação de risco odontológico.
Se houver a necessidade de tratamento, os pais e/ou responsáveis são orientados a buscarem tratamento na unidade de saúde, ou recebem o
agendamento da consulta. Durante as ações são distribuídos kits com escova de dentes, creme dental, fio dental e uma cartilha de orientação. Após os encontros as agendas individuais das crianças são sinalizadas para informar sobre a realização da avaliação contendo orientações gerais aos pais e/ou responsáveis.
Nesta quinta-feira, a dentista do programa esteve no CMEI Carlo Andrei Emmendöerfer, na Barra do Rio Molha. Após as orientações sobre saúde bucal, os alunos participaram de uma escovação supervisionada. O momento serviu para ensinar os pequenos, na prática, como cuidar da forma correta dos dentes na hora da escovação.
“Através do Programa de Promoção e Prevenção em Saúde Bucal podemos enfatizar a colaboração entre profissionais de saúde, educadores e familiares, bem como a importância do envolvimento da comunidade na promoção da saúde”, lembra o secretário Rogério Luiz da Silva.
As doenças bucais são uma grande preocupação de saúde para muitos países e impactam negativamente as pessoas ao longo de suas vidas. Enfermidades bucais causam dor e desconforto, isolamento social e perda de autoconfiança, e muitas vezes estão ligadas a outros problemas graves de saúde, porém, a maioria dessas condições de saúde bucal são amplamente evitáveis e podem ser tratadas em seus estágios iniciais.



Fotos: Prefeitura de Jaraguá do Sul