Os novos estagiários da Prefeitura de Jaraguá do Sul, em 2025, estudantes do Ensino Médio, iniciaram suas atividades na segunda-feira (17). Os 61 adolescentes, irão desempenhar as mais diversas funções. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais, limitada a quatro horas diárias, compatíveis com o horário escolar e do funcionamento da Instituição Concedente. O valor da bolsa de estágio é de R$ 511,72.
Nesta quinta-feira (20), iniciam os 40 jovens estagiários de Ensino Superior, que também devem cumprir carga horária de 20 horas e no máximo 4 horas de trabalho por dia. Já o salário é de R$ 1.138,57, mais vale-transporte, se comprovada a necessidade. Nos dois casos, a duração do estágio é de até dois anos consecutivos ou alternados, ou até o término do curso. Os estagiários do Ensino Médio, escolhem entre as vagas disponíveis no bairro onde moram, e deve haver circulação do transporte coletivo.
A adolescente Layla Cauane Saraiva, 15 anos, cursa o 2º ano do ensino Médio no Sesi, e passou a atuar como estagiária na recepção do setor de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura. Ela disse estar muito feliz com a primeira atividade profissional. “Está sendo uma experiência incrível. Não é pelo dinheiro, mas pelo aprendizado que vou levar para a vida”, avalia. A jovem pretende ser professora e trabalhar com crianças adolescentes. “Aqui eu posso me relacionar profissionalmente, escrever e melhorar a minha desenvoltura. É tudo muito bom”, acrescentou.
A Diretora de Gestão de Pessoas, da Secretaria da Administração, Luciane Martenechen, é também responsável pela Central de Estágios. Para ela, os estagiários desempenham um papel muito importante na administração pública. “É uma oportunidade para se prepararem para o mercado de trabalho. E ao mesmo tempo, contribuírem para o bom andamento de diversos setores. O estudantes do Ensino Médio aprendem sobre organização, comprometimento, assiduidade, e tudo o que envolve o serviço público. Já os do Ensino Superior, têm a oportunidade de se aprofundar em assuntos relacionados a diversas áreas de sua formação. Todos saem ganhando. É uma ótima oportunidade”, destacou.